Seguidores

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Expressão da Oralidade






Muito importante para desenvolver oralidade, criatividade e imaginação, é a brincadeira com fantoches. Estes, confeccionei com materiais simples como: rolinhos de papel higiênico, caixas de perfume, fitas antigas (k-7), papel adesivo colorido, ou qualquer papel colorido, caneta para retropojetor para desenhar os rostinhos, e cola branca. Todas as crianças querem brincar de criar historinhas e nomes para seus bonecos!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Jogo dos 7 erros - Turma da Mônica




Com joguinhos dos 7 erros as crianças aprendem se divertindo.  Ideal para desenvolver raciocínio lógico, atenção, concentração, percepção visual, noções espaciais, localização e oralidade. Construa um pequeno livrinho só com esses joguinhos, as crianças vão gostar muito!  

sábado, 14 de maio de 2011

Vamos colorir os personagens da turminha!










Ideal para trabalhar a coordenação motora fina, noções de cores primárias e secundárias, atenção, concentração e desenvolver criatividade, são as atividades de pintura. Porém, devemos apresentar figuras e desenhos onde as crianças compreendam seu contexto, e não figuras aleatórias e sem objetivo. Sugiro como exemplo, desenhos da Turma da Mônica de Maurício de Sousa. São personagens conhecidos das crianças, podendo inclusive o professor trabalhar com o gênero textual - História em Quadrinhos. Faça um pequeno livrinho da turminha! As crianças vão adorar! 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Jogo de Letras






Este é um jogo alfabético. Tem o objetivo de fazer as crianças aprenderem de forma lúdica, o nome das letras.Trabalha a atenção, concentração, memória, coordenação motora e raciocínio lógico. Mas, também trabalha conceitos, todos essenciais  para que ocorra uma boa aprendizagem como: número, sequencia, ordem, seriação, antecessor, sucessor, forma, entre outros. O jogo foi todo confeccionado com caixas de sabão em pó, o que deu padrão ao tamanho e facilita as brincadeiras de empilhar e organizar. Depois, é só cobrir com papel colorido, colar letrinhas móveis, e encapar, de preferência, para dar mais durabilidade. Eu coloquei letras maiúsculas e minúsculas. Tente fazer com caixas de outros tamanhos e outros materiais!

terça-feira, 10 de maio de 2011

A menina que calou o mundo por 5 minutos


Olá, sou Severn Suzuki.

Represento a ECO, a organização das crianças em defesa do meio ambiente. Somos um grupo de crianças canadenses, de 12 a 13 anos, tentando fazer a nossa parte, contribuir: Wanessa Suttie, Morgan Geisler, Michelle Quigg e eu.
Todo o dinheiro que precisávamos para vir de tão longe, conseguimos por nós mesmos para dizer que voces adultos, têm que mudar o seu modo de agir.
Ao vir aqui hoje, não preciso disfarçar meu objetivo. Estou lutando por meu futuro. Não ter garantia quanto ao meu futuro, não é o mesmo que perder uma eleição ou alguns pontos na bolsa de valores.

Estou aqui para falar em nome das gerações que estão por vir. Estou aqui para defender as crianças com fome, cujos apelos não são ouvidos.
Estou aqui para falar em nome dos incontáveis animais morrendo em todo o planeta, porque já não têm mais para onde ir.
Não podemos mais permanecer ignorados!

Hoje tenho medo de tomar sol por causa dos buracos na camada de ozônio. Tenho medo de respirar esse ar porque não sei que substâncias químicas o estão contaminando.
Eu costumava pescar em Vancouver com meu pai, até o dia em que pescamos um peixe com câncer. Temos conhecimento de que animais e plantas estão sendo destruídos a cada dia e, em vias de extinção.
Durante toda minha vida, eu sonhei ver grandes manadas de animais selvagens, selvas, florestas tropicais repletas de pássaros e borboletas, mas, agora eu me pergunto se meus filhos vão poder ver tudo isso.
Voces se preocupavam com essas coisas quando tinham a minha idade?
Todas essas coisas acontecem bem diante dos nossos olhos e, mesmo assim, continuamos agindo como se tivéssemos todo o tempo do mundo e todas as soluções.

Sou apenas uma criança e não tenho soluções, mas quero que saibam que voces também não têm.

Voces não sabem como reparar os buracos da camada de ozônio!
Voces não sabem como salvar os salmões das águas poluídas!
Voces não podem ressuscitar os animais extintos!
Voces não podem recuperar as florestas que um dia existiram, onde hoje é deserto.
Se voces não podem recuperar nada disso, então por favor: parem de destruir!

Aqui, voces são os representantes de seus governos, homens de negócios, administradores, jornalistas ou políticos. Mas na verdade, são mães e pais, irmãos e irmãs, tias e tios, e todos também são filhos.

Sou apenas uma criança, mas sei que todos nós pertencemos a uma sólida família de 5 (cinco) bilhões de pessoas e ao todo somos 30 (trinta) milhões de espécies, compartilhando o mesmo ar, a mesma água e o mesmo solo.
Nenhum governo, nenhuma fronteira poderá mudar esta realidade!!!

Sou apenas uma criança, mas sei que esse problema atinge a todos nós e deveríamos agir como se fossemos um único mundo, rumo a um único objetivo.
Apesar da minha raiva, não estou cega. Apesar do meu medo, não sinto medo de dizer ao mundo como me sinto.
No meu país, geramos tanto desperdício, … compramos e jogamos fora,… compramos e jogamos fora,… e os países do Norte não compartilham com os que precisam. Mesmo quando temos mais do que o suficiente!!! Temos medo de perder nossas riquezas, medo de compartilhá-las.
No Canadá temos uma vida privilegiada com fartura de alimentos, água e moradia. Temos relógios, bicicletas, computadores e aparelhos de TV.

Há dois dias aqui no Brasil ficamos chocados! Quando estivemos com crianças que moram nas ruas,.. ouçam o que uma delas nos contou:
“Eu gostaria de ser rica e se fosse, daria a todas as crianças de rua, alimentos, roupas, remédios, moradia, amor e carinho.”
E se uma criança de rua que não tem nada, ainda deseja compartilhar, porque nós que temos tudo somos ainda tão mesquinhos???

Não posso deixar de pensar que essas crianças têm a minha idade e que o lugar onde nascemos, faz uma grande diferença.
Eu poderia ser uma daquelas crianças que vivem nas favelas do Rio (Rio de Janeiro –BR). Eu poderia ser uma criança faminta da Somália. Uma vítima da Guerra do Oriente Médio ou uma mendiga da Índia.

Sou apenas uma criança, mas ainda assim sei que se todo o dinheiro gasto nas guerras fosse utilizado para acabar com a pobreza, para achar soluções para os problemas ambientais,… que lugar maravilhoso a Terra seria!!!

Na escola desde o jardim da infância, voces nos ensinaram a:

* sermos bem comportados
* a não brigar com os outros
* a resolver as coisas bem
* a respeitar os outros
* arrumar nossas bagunças
* não maltratar outras criaturas
* dividir e não ser mesquinho

Então porque voces fazem justamente o que nos ensinaram a NÃO FAZER???

Não esqueçam o motivo de estarem assistindo a estas conferências. E para quem voces estão fazendo isso. Vejam-nos como seus próprios filhos. Voces estão decidindo em que tipo de mundo nós iremos crescer.
Os pais devem ser capazes de confortar seus filhos dizendo-lhes: “Tudo ficará bem”… “Estamos fazendo o melhor que podemos”…
Mas não acredito que possam nos dizer isso. Estamos sequer na sua lista de prioridades?

Meu pai sempre diz: “Você é aquilo que faz, não aquilo que você diz”.
Bem, o que voces fazem, nos fazem chorar a noite.
Voces adultos, nos dizem que voces nos amam. Eu desafio voces!
Por favor: façam as suas ações refletirem as suas palavras!

Obrigada.”
Discurso proferido por Severn Suzuki por ocasião da Conferência ECO-92 ocorrida no Brasil.  À época, uma garota de  apenas 12 anos. Hoje, ativista ambiental, palestrante internacional, apresentadora de TV, autora e membro ativo do painel sobre Meio Ambiente das Nações Unidas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atividade pedagógica com Clipagem





Uma dica para  trabalhar a relação figura/palavra de forma lúdica e simples é essa atividade de "CLIPAGEM". Técnica que consiste na colocação da palavra em forma de ficha, no lugar correspondente ao da figura ou vice-versa; voltada inclusive para crianças que tem dificuldade de atenção e concentração.

Falando de sentimentos


Ótimo para fazer as crianças expressarem seus gostos pessoais, sentimentos, emoções, medos, angústias, alegrias e tristezas. Essas carinhas incentivam e estimulam a oralidade no momento da rodinha de conversa com seus alunos.Crie outras expressões faciais e veja como será significativo esse momento.